Pastoral dos Coroinhas

Formação: Objetos litúrgicos – Parte 1

Posted on: 31/08/2010

Comecemos pelo ALTAR – O altar é a mesa em que o padre celebra a Eucaristia. É o centro de toda a liturgia. O altar deve estar coberto com uma toalha branca.

CÁLICE – Jesus usou o cálice na última ceia, ao instituir a Eucaristia. O cálice é um dos objetos mais sagrados da celebração porque se destina a receber do sangue de Cristo após a consagração.

ÂMBULA – É uma vasilha de diversos tamanhos com tampa. Destina-se a receber as hóstias consagradas que serão distribuídas ao povo. É também usada para guardar as hóstias consagradas que sobrarem da celebração. Esta âmbula é colocada no sacrário para visitação ao Santíssimo Sacramento.

HÓSTIA – Pequeno pedaço de pão ázimo (sem fermento) consagrado na missa. Pela consagração torna-se o verdadeiro corpo de Cristo. Antes da consagração se chama “partícula”. O padre usa uma hóstia maior apenas para que os fiéis enxerguem de longe, ao ser apresentada ao povo.

PATENA – É um pratinho dourado que fica sobre o cálice. Na patena será colocada a hóstia maior, o corpo de Deus.

CASTIÇAL – Objeto usado para colocar a vela acesa durante a Santa Missa.

GALHETAS – Vasilhas em que são colocados a água e o vinho para serem usados durante a missa.

OSTENSÓRIO – Objeto onde se coloca a hóstia consagrada para a adoração solene dos fiéis, para procissões e bênçãos com o Santíssimo Sacramento. Recebe, também, o nome de custódia.

TECA – Pequena caixa redonda, geralmente de metal, com tampa, em que se colocam as hóstias consagradas para serem levadas aos doentes. Geralmente os ministros da eucaristia a carregam numa bolsinha de couro ou de pano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Padroeiro São Tarcísio

Oração à São Tarcísio

São Tarcísio, nosso padroeiro!Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus. Ensinai-nos a servir Cristo e ao próximo, com firmeza, alegria, fé e dedicação. Pede por nós, ó São Tarcísio! Concede-nos saúde, vontade de viver e coragem para perseverar. Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos. São Tarcísio, coroinha-mártir, desperta em nós um grande amor a Cristo na Eucaristia. Fortalece nossa união e inspira nossos serviços à comunidade. Amém

Visitas ao blog

  • 64,461 visitas

Recomendo:

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: